PEDAL NO CICLO VIVO:

“Brasileiro cria dispositivo que faz qualquer bicicleta gerar energia”

 

Em maio de 2013 o “Ciclo Vivo” publicou uma matéria sobre o projeto Pedal Sustentável, do professor e engenheiro Armelin, “um dispositivo capaz de gerar energia a partir das pedaladas” (CICLO VIVO, 2013).

O gerador pode ser acoplado à um rolo de treino é instalado em qualquer bicicleta e é capaz de produzir eletricidade para manter diversos equipamentos em funcionamento, dependendo de quem pedala.

“Este produto foi criado para estimular a pratica atividade física dentro de casa e ainda se entreter com a energia elétrica gerada, além é claro de fazer muito bem a saúde” (ARMELIN, 2013).

Nas escolas este equipamento tem grande aplicação didática, podendo ter seu conceito e funcionamento trabalhado nas aulas de física, matemática e educação ambiental nos temas energia, sustentabilidade e eficiência energética

O projeto é adequado aos padrões de tensão e voltagem residencial e pode gerar energia para ser utilizada no mesmo instante ou para ser armazenada em baterias para abastecer equipamentos como TVs de LED, aparelhos de som, iluminação, cubos de guitarra, amplificador de voz, games, recarregar celulares, notebooks, iPads, iPhones, Tablets e eletrônicos em geral.

Conforme a pedalada, a geração de energia elétrica varia de 50 watts, comparada à pessoas sedentárias, à 150 watts, comparada à capacidade de um atleta, conseguindo alimentar uma TV LED 42” ou recarregar 40 celulares ao mesmo tempo.

“Nas escolas este equipamento tem grande aplicação didática, podendo ter seu conceito e funcionamento trabalhado nas aulas de física, matemática e educação ambiental nos temas energia, sustentabilidade e eficiência energética” (CICLO VIVO, 2013).

 

Dá uma olha na matéria completa lá no Ciclo Vivo:

https://ciclovivo.com.br/inovacao/tecnologia/brasileiro-cria-dispositivo-que-faz-qualquer-bicicleta-gerar-energia/