O Carnaval depende da energia do folião!

 

No dia 26 de fevereiro de 2020, o Bloco do Pedal foi tema da reportagem Folia Sustentável do programa Cidades e Soluções da Globo News.

O Bloco do Pedal é um bloco de carnaval de São Paulo com 100% de energia limpa, onde os foliões precisam pedalar para a música tocar. O bloco, que sai nas ruas de São Paulo desde 2016, consiste em uma plataforma com 6 bicicletas (sendo 1 infantil e 1 para cadeirante), onde cada bicicleta contém um gerador elétrico acoplado que transforma as pedaladas em energia elétrica, onde esta é transmitida para o sistema de som.

O Bloco do Pedal é resultado de anos de pesquisa do Pedal Sustentável e sempre está em busca de inovação, como se percebe durante a reportagem, a preocupação do projeto contemplar alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda de 2030 da ONU:

    • ODS 3 Saúde e Bem Estar;
    • ODS 7 Energia Limpa e Acessível;
    • ODS 11 Cidades e Comunidades Sustentáveis;
    • ODS 13 Ação Contra a Mudança Global do Clima.

Além de toda a preocupação sustentável, o Bloco do Pedal sempre pensa na inclusão e acessibilidade de todos dentro do bloco, por isso a edição de 2020 foi realizada na praça Rosa Alves da Silva (Aclimação) de fácil acesso, ampla e praticamente plana.

 

 

Dá uma olhada na matéria completa aqui:

https://globosatplay.globo.com/globonews/v/8343067/?utm_source=social&utm_medium=facebook&utm_campaign=gnews&fbclid=IwAR2ToZfEQUQU8hLBCYmTAEzPvGm4Y6Ur9BHIkq7jkXtDjNtNT6Hya_qAIec