PEDAL NO ESTADÃO:

“Gerador acoplado à bike mantém TV e até banda de música ligada em SP”

No dia 01 de julho de 2013 o Estadão publicou uma matéria sobre o projeto do professor, engenheiro e cicloativista José Carlos Armelin, o Pedal Sustentável. “Trata-se de um mini gerador que, acoplado à bicicleta, é capaz de gerar força suficiente para manter uma televisão ligada, ou garantir energia para os instrumentos, amplificadores e caixas acústicas de uma banda com quatro músicos” (ESTADÃO, 2013).

 

“Eu chamo de pedal sustentável, que é um gerador que eu fiz há uns cinco anos e agora lancei uma versão comercializável, ele é capaz de gerar 150 Watts após uma hora de pedalada a uns 20kn/h” (ARMELIN, 2013).

 

A ideia desse projeto surgiu com um pequeno presente que ganhou quando criança: um dínamo (um aparelho que converte energia mecânica em elétrica e era usado nas bicicletas antigamente). Armelin cita que o projeto do pedal é, na verdade, um dínamo potencializado a ponto de funcionar uma banda inteira, como era o caso do grupo musical “CO2 Zero” onde era baterista e o som era movido à pedaladas dos espectadores.