PEDAL NA REDE TV!:

“Conheça a ideia do Pedal Sustentável”

Em de outubro de 2013, o programa Good News da Rede TV! produziu uma reportagem com o engenheiro elétrico e professor José Carlos Armelin sobre o Pedal Sustentável, onde as pedaladas são transformadas em energia elétrica.
Armelin conta que um dínamo, um dispositivo eletro mecânico que transforma energia mecânica em eletricidade, fez parte da inspiração deste projeto que consiste num conjunto de uma bicicleta fixada à um rolo de treino com um gerador elétrico acoplado, e que ao pedalar, a pessoa passa a produzir sua energia elétrica.

Esse conjunto do Pedal Sustentável gera eletricidade com voltagem de 14v e passa por um inversor de tensão para transformar em 127v compatível a uma tomada convencional, podendo então ser utilizado por qualquer um na própria residência para alimentar equipamentos como TVs de LED, aparelhos de som, iluminação, cubos de guitarra, amplificador de voz, games, recarregar celulares, notebooks, iPads, iPhones, Tablets e eletrônicos em geral.

“90% do que a gente consome no Planeta é baseado no Petroleo, então é importante que todo mundo comece a buscar por energia renovável”

(ARMELIN, 2013)

O Pedal Sustentável consegue produzir energia para alimentar uma banda de quatro músicos, como é o caso da Banda CO2 Zero, que se apresenta com a pedalada do público.

Confira o vídeo da reportagem completa aqui: